Quinta de Stº António - Alojamento Local

www.petvendas.com

Site do Canário Arlequim Português

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Época de criação 2011

Este ano a época de criação começou um pouco mais tarde relativamente ao ano passado, devido principalmente às baixas temperaturas que se verificaram no mês de Janeiro.

Depois de feita a selecção dos exemplares para a nova época e da sua preparação para o acasalamento, chega a altura de começar a juntar os casais para dar início à criação.

Este ano vou criar com 27 casais de arlequins, um pouco mais do que o ano passado,tentando deste modo trabalhar todos os diferentes itens do standard (cor, tamanho, porte...) para assim poder obter um leque mais vasto de variedade e de qualidade.

Todos os casais foram formados de maneira a que a maior percentagem de crias nasçam variegadas e com factor vermelho mosaico (...isto em teoria...porque na prática todos sabemos que os Arlequins são uma caixinha de surpresas). Em relação ao tamanho, este ano juntei nalguns casos os machos com as fêmeas maiores para tentar aumentar o máximo o tamanho das futuras crias.

Vou utilizar com três canários o sistema de bigamia, isto é, um macho para duas fêmeas, porque quero preservar certas características que me agradam nestes machos. Os criadores menos experientes devem ter atenção a este tipo de acasalamentos prestando uma maior atenção ao canário pois a ave fica mais desgastada e a sua alimentação deve ser reforçada com vitaminas e outros suplementos.

2 comentários:

Vítor Cruz disse...

Boas,
As maiores felicidades para as criações, e que tudo corra como deseja.
Cumprimentos

Antoniogt disse...

Espero que tengas un gran temporada de cría de esa maravilla que tenéis en Portugal como es el canario Arlequin. Gracias por hacerte seguidor del Jarillero