Quinta de Stº António - Alojamento Local

www.petvendas.com

Site do Canário Arlequim Português

O Arlequim no 49º Campeonato Mundial

Embora o canário Arlequim Português tenha passado há muito as nossas fronteiras, chegou, finalmente, a hora da sua apresentação oficial a nível internacional.

Nunca Portugal atingiu um nível tão elevado: o Campeonato Mundial representa, a nível desportivo, as nossas olimpíadas. É certo que só depois de termos ultrapassado as grandes provas que se aproximam, é que poderemos atingir o podium.

Tal como no desporto, é altura de os portugueses se unirem em volta da representação nacional, esquecendo as pequenas lutas que podem ter sido benéficas até esta altura. Como num campeonato nacional de qualquer modalidade, é a luta que tempera os jogadores para se prepararem para competirem internacionalmente.

Mas daqui em diante, atirar pedras é crime de lesa pátria. Quer se queira, quer não, a raça está criada, a sua representação no Campeonato Mundial é a expressão final de muito trabalho, de capacidade de selecção, de conhecimentos técnicos, de coragem e até teimosia.

Não pode haver quem, de boa fé, não se regozige com esta representação das cores portuguesas. O canário Arlequim Português não é apenas uma raça seleccionada, mas a forma moderna do canário que, importado pelos portugueses para a Europa, foi aqui criado ao longo de séculos, exibido nas feiras por criadores anónimos que mantiveram as aves num período em que nada se sabia de nutrição, higiene, luta contra a doença.

Criaram, por isso, uma estirpe de aves sadia e forte. Esses criadores anónimos merecem o nosso respeito e que lhes seja dedicada esta raça agora seleccionada.

Estamos certos que, para além das três centenas de criadores que já aderiram , e dos muitos estrangeiros que solicitaram casais reprodutores, muitos dos amantes portugueses de canários de raças estrangeiras vão aderir, pondo de parte a ideia negativa, generalizada, de que o que é estrangeiro é que é bom.

A exibição do Arlequim Português no Campeonato Nacional de 2000 foi um êxito. Criadores e simples amantes das aves desfilaram em frente das gaiolas de exposição, admirando as suas cores variadas, a par da vivacidade e alegria destes pássaros, tradutoras do seu estado de saúde e vigor.

A maioria das aves foi classificada pelos juizes nacionais com pontuações elevadas, a confirmar o equilíbrio do standard. É, por isso, com redobrado entusiasmo que os seus criadores, filiados no Clube Arlequim Português, vão apresentar esta raça portuguesa no 49º Campeonato do Mundo.

Autor: Daniel Gonçalves-Presidente do Clube do Canário Arlequim Português