Quinta de Stº António - Alojamento Local

www.petvendas.com

Site do Canário Arlequim Português

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Rescaldo da época de criação de 2010

Quase no fim de mais uma época de criação, em que somente tenho duas canárias com os passarinhos prestes a sair do ninho, o juízo global desta época de criação é francamente positivo.Positivo mais no sentido da qualidade geral das aves do que no número de aves tiradas.

Comecei a época com 26 fêmeas a criar, destas logo 3 morreram inicialmente sem motivos aparentes. Das 23 sobrantes, 3 nunca fizeram nenhuma postura, e 2 nunca tiraram nenhuma ave, sendo as posturas com ovos não galados. Resumindo, a época foi feita apenas com 18 aves que efectivamente criaram.

Tenho neste momento 84 aves anilhadas, e morreram durante a época cerca de 18 jovenzitos, a maior parte ainda no ninho e alguns mas poucos já fora deste. Daqui pode-se resumir que a média de criação deste ano ronda as 5 aves por fêmea o que não é muito bom, mas também não é mau de todo.

O melhor desta época para mim é sem dúvida a qualidade de algumas das aves até ao momento. Este ano penso que melhorei muito a qualidade das aves quer em tamanho, quer em porte. Já em relação á cor foi sempre um factor em que tive aves com boa qualidade nos anos anteriores e neste também sem excepção.

Fiquei extremamente contente com a última visita que tive no meu canaril do criador Armindo Tavares que confirmou a melhoria das aves relativamente às do ano passado. E quando os adversários assim pensam decerto que não é mentira…..

Neste momento e para finalizar estou na expectativa da muda das aves, porque há sempre bastantes surpresas e há espera que atinjam o ponto de crescimento máximo, para assim escolher aqueles que em principio vão participar em exposições, quer nacionais, internacionais e no mundial……

2 comentários:

Armindo Tavares disse...

Pedro, não só tu mas muitas mais pessoas sabem que fiquei "maluco" com os arlequins e, consequentemente, tento ser o mais isento e rigoroso possível na minha pareciação pessoal e mantenho o que te disse tens uns exemplares muito bons, aliás basta comparar as fotos de agora com as do ano passado.
Saudações ornitófilas.

moranguito_Edu disse...

Olá Pedro,ainda bem que te correu bem a criação,a mim também não correu nada mal(144 aves) com 20 casais,tenho a certeza que estarão ai grandes campeões,temos que nos preparar para os campeonatos,nomeadamente O nacional,Internacional e mundial...desejo-te uma optima muda para as tuas aves e que tudo te corra como desejas!
Um abraço
Eduardo Garcia