Apesar dos factores climatéricos se apresentarem bastante instáveis nos últimos dias, pois, se num dia está sol, no dia a seguir está a nevar ou a chover, já tenho algumas fêmeas mais persistentes a iniciar esta época de criação.
É sempre uma altura de ansiedade, para todos os criadores ver se já nasceram as novas aves do ano. Começou um pouco mal com as duas primeiras fêmeas que iniciaram a criação a terem os 1ºs ovos brancos. Num outro casal, as coisas correram um pouco melhor, de um total de 4 ovos, 3 aves nasceram, sendo estas as primeiras do ano.
Nas restantes que iniciaram o choco, a percentagem de ovos galados já parece bem maior, pelo que no fim desta semana e inicio da próxima já deverão nascer mais algumas aves da 1ª postura.
O pequenito das fotografias a seguir nasceu apenas à uma hora. Deveria pelas minhas contas nascer apenas amanhã. Os restantes ovos estão todos fecundados e vivos. Espero que amanhã estejam todos cá fora.....
A eclosão dos ovos
Na maioria dos casos a eclosão é exactamente no 13º dia de incubação. Entretanto, se o nascimento não ocorrer dentro do previsto, deve-se ter paciência e aguardar. Várias circunstâncias podem causar o atraso. Há fêmeas que não chocam e saem do ninho com frequência. A falta de humidade também pode influenciar. Não abra ou deite fora um ovo até pelo menos o 15º dia de choco e, mesmo assim, faça mais um teste de vitalidade. Para isso coloca-se o ovo num recipiente com água morna e aguarda-se alguns segundos. Se o embrião estiver vivo, o ovo flutuará com a ponta para baixo, uma vez que a câmara de ar ocupa o pólo mais largo, e balança ligeiramente. Os ovos abortados flutuarão de lado ou afundarão.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá amigo,
ainda na semana passada estive por duas vezes em Bragança e as temperaturas não estão nada favoráveis.
Se tiveres fêmeas como as que tenho cá em casa, não vale de muito estares a adiar, elas é que mandam.
Força amigo, boas criações.
Postar um comentário