Quinta de Stº António - Alojamento Local

www.petvendas.com

Site do Canário Arlequim Português

segunda-feira, 15 de março de 2010

A cor no Arlequim Português

Muito se tem falado ultimamente em conversas de “bastidores” sobre o factor cor no canário Arlequim Português.
O standard diz que o Arlequim deve ser multicolor e equilibradamente variegado com factor vermelho. Ora um Arlequim ao ser multicolor será sem dúvida variegado pois variegado quer dizer que apresenta cores ou matizes variados ou diversos.
O equilibradamente variegado quer dizer no meu ponto de vista e dividindo um canário em dois eixos, um vertical e outro longitudinal que o canário deverá ter um equilíbrio nas cores relativamente a cada um dos eixos. Por exemplo e só a título de exemplo se uma ave tiver numa das asas “cores” melânicas ou lipocrómicas, na outra asa deverá ter as mesmas “cores”. Isso para mim e como exemplo é que é o "equilibradamente".
Mesmo assim, em termos do número de cores e quais cores o Arlequim deve ter, nisso o standard é omisso.
Um Arlequim que seja predominantemente melânico ou predominantemente lipocrómico mas que tenha factor vermelho não deixa de ser um arlequim e um arlequim para exposição. Claro que quanto mais cores apresentar e quanto maior for o equilíbrio das cores no seu corpo, melhor será o Arlequim e consequentemente deverá ter melhor pontuação neste item. Estes sim é que são os arlequins que todos desejamos e que infelizmente, talvez por questões genéticas que não podemos controlar, poucos nascem.
Eu não vejo que o termo equilibradamente variegado tenha a ver com a percentagem de melânico e de lipocrómo que um arlequim possa ter. Aliás o standard em nada refere se o canário deve ter mais melânico, mais lipocrómo ou alguma percentagem de um ou de outro. O que fala e aí é claro é num equilíbrio das cores.
Mas mais importante de tudo é não esquecer que o Arlequim é um canário de PORTE e não um canário de cor.
A cor no Arlequim apesar de realçar a sua beleza e a sua diferença das outras raças (não há uma monotonia) assume um factor de 2º plano no seu standard.

Saliento que esta é a minha opinião pessoal acerca deste item no standard do Arlequim.

Nenhum comentário: